Uma Mensagem Urgente para quem tem pressa!

Pesquise termos como: Jesus Cristo, Salvação, Bíblia, Graça...

fonte

#57 Consciencia



Leitura: Mateus 14:1-11
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=PTitvUjq6_0
Áudio: http://www.stories.org.br/3minutos/57_Consciencia.mp3

O capítulo 14 do evangelho de Mateus começa com o rei Herodes inquieto por ouvir falar de Jesus. Este Herodes é filho do outro rei Herodes que queria matar Jesus quando criança. Ele tinha mandado encarcerar João Batista porque este o acusava de viver em adultério com Herodias, mulher de seu irmão.

A princípio Herodes não queria matar João por temer que o povo se rebelasse. Mas durante uma festa ele ficou tão encantado com a dança da filha de Herodias que prometeu dar a ela o que pedisse. Por sugestão da mãe ela pediu a cabeça de João Batista numa bandeja, e foi atendida.

Agora Herodes acha que Jesus é João Batista ressuscitado que voltou para atormentá-lo. Sua consciência está inquieta. Ele já tinha mandado prender o profeta para livrar-se da consciência que volta e meia era acionada por suas acusações de adultério. Agora o remorso de ter assassinado João o persegue.

Porém é mais um remorso de pavor do que do tipo que leva ao arrependimento. Se Herodes vivesse hoje provavelmente procuraria um médico para tratar desse sentimento de culpa, ao invés de reconhecer e confessar seu pecado a Deus.

Deus nos deu a consciência e ela é útil, porém ela também pode nos enganar, já que foi corrompida pelo pecado junto nosso corpo, nossa inteligência, nossa vontade etc. Não dá para confiar nela. Ela é como um despertador, que nos ajuda a acordar, mas que pode ser desligado se quisermos continuar dormindo. Hitler é o caso típico de alguém que desliga esse despertador.

Em suas cartas o apóstolo Paulo fala de uma "boa consciência", de uma "consciência pura", de uma "consciência fraca", de uma "consciência cauterizada", de uma "consciência contaminada" e de uma "má consciência". Como saber qual a condição de sua consciência e se ela está correta ou apenas pregando uma peça em você? Conferindo pela Bíblia, a Palavra de Deus.

Paulo escreveu a Timóteo: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra".

Quando Herodes ouviu falar de Jesus, ficou inquieto e preocupado. Quando uma pessoa que já encontrou a salvação em Jesus ouve falar dele fica feliz. O incrédulo tem aversão a Jesus. O crente tem aversão ao pecado. Como você se sente ao ouvir falar de Jesus? Se algo aflige você, por que não conta a Jesus? Os discípulos de João Batista, entristecidos com sua morte, foram contar a Jesus. Nos próximos 3 minutos.
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.

Nunca compartilharemos seu email com terceiros.

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Respondi

O que Respondi

Pela Graça