"Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas,
para que a possa ler quem passa correndo". Habacuque 2:2

Pesquisar este blog

Carregando...

#658 De paraquedas


Leitura: Marcos1:1-8

Nesta série “O Evangelho em 3 Minutos” deixei para comentar Marcos, mas ele foi o primeiro evangelho em minha vida, caindo literalmente do céu de paraquedas. Eu tinha onze anos quando um avião despejou centenas de pequenos paraquedas de papel de seda sobre a cidade, cada um com um evangelho pendurado. Na correria da garotada só consegui pegar um: O Evangelho de Marcos. Li, reli e guardei, sem imaginar que anos mais tarde aquela semente brotaria e eu me tornaria nova criação.

A expressão ‘cair de paraquedas’ tem o sentido de algo inesperado, e é assim que este Evangelho de Marcos começa, sem rodeios e indo direto ao assunto: “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.” (Mc 1:1). Enquanto Mateus apresenta o Rei de Israel, Lucas o Homem perfeito, e João o Verbo Divino, Marcos mostra o Servo, que ocupa uma posição de humildade e serviço. Servos não têm genealogia, como tem o Jesus dos evangelhos de Mateus e Lucas, e nem se espera que sua história comece na eternidade e termine no infinito, como no Evangelho de João.

A cena muda para João Batista, o mensageiro enviado a preparar o caminho do Messias. João não chega nem perto do que se espera de um Mestre de Cerimônias com a missão de anunciar uma celebridade. Ele “vestia roupas feitas de pelos de camelo, usava um cinto de couro e comia gafanhotos e mel silvestre. E esta era a sua mensagem: ‘Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo’”. (Mc 1:6-8).

Mais tarde Jesus diria de João: “O que vocês foram ver no deserto?... Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas esplêndidas e se entregam ao luxo estão nos palácios. Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta. Este é aquele a respeito de quem está escrito: ‘Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti’”. (Lc 7:24-27). Esta é também a pergunta que faço a você: O que deseja ver em Jesus?


Se você busca por um talismã que traga prosperidade, sorte no amor e saúde, pode esquecer. Mas se você busca pelo “Servo... transpassado por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa de nossas iniquidades... que derramou sua vida até à morte... e carregou o pecado de muitos” (Isaías 53), então este Evangelho é para você.


(Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Para baixar os vídeos:

http://www.mediafire.com/?50ddj2c90jjjs É permitido gravar, copiar e distribuir gratuitamente.