"Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas,
para que a possa ler quem passa correndo". Habacuque 2:2

Pesquisar este blog

Carregando...

#681 Semente de sequoia


Leitura: Marcos 2:5

Apesar das dificuldades e da multidão que atrapalhava, aqueles quatro amigos abrem um buraco no teto e conseguem baixar o paralítico dentro da casa. Imagine a surpresa de todos quando o pobre homem foi apresentado a Jesus daquela maneira nem um pouco convencional. Por isso é bom não criar regras e limites de como uma pessoa deve ir a Cristo, e nem achar que seus esforços em evangelizá-la não tenham sido bem sucedidos por ela não ter se convertido de imediato.

A ideia de que você precise levar alguém a uma “igreja”, e lá ela ouvir o evangelho da boca de um “pastor”, para depois recitar umas frases feitas e receber uma oração, não é o padrão das Escrituras. Diga a ela que Jesus morreu para levar seus pecados, e ressuscitou para sua justificação, fale do juízo vindouro e deixe o Espírito Santo fazer a obra em seu coração. Ou simplesmente entregue um folheto, um link ou mensagem gravada.

Uma vez li de um homem que pegou na calçada um folheto evangelístico, dobrou o papel e o enfiou no sapato para resolver o problema do prego que machucava seu pé. Ao chegar em casa decidiu ler a mensagem e se converteu. Quem entregou o folheto a uma pessoa e a viu amassar e jogar fora, só no céu saberá que seu esforço não foi em vão. Muitas mães oram a vida toda pela conversão de um filho e partem daqui sem saber se as suas orações foram atendidas. Talvez o filho seja uma “semente de sequoia”.

Quando visitei um parque de sequoias na Califórnia, percebi que aquelas gigantescas árvores centenárias tinham em seus troncos sinais de muitas queimadas. No passado serviço de conservação do parque quase causou a extinção das sequoias, quando passou a apagar os incêndios causados por raios. Logo perceberam que não nasciam mais novas árvores, pois para suas sementes se abrirem, elas precisavam ter suas cascas queimadas pelo fogo. Hoje eles provocam incêndios periódicos e controlados nas florestas para as sementes germinarem.

Assim é com quem ouve a Palavra. Alguns podem se converter imediatamente, outros ficam com a semente latente até passarem por algum fogo de aflição. A certeza que tranquiliza quem evangeliza é que Deus garante: “A palavra que sai da minha boca... não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.” (Is 55:11). Jesus viu “a fé que eles tinham” (Mc 1:5), mas não curou de imediato o paralítico. Havia algo mais importante que curar o corpo.

(Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Para baixar os vídeos:

http://www.mediafire.com/?50ddj2c90jjjs É permitido gravar, copiar e distribuir gratuitamente.