Uma Mensagem Urgente para quem tem pressa!

Pesquise termos como: Jesus Cristo, Salvação, Bíblia, Graça...

fonte

#716 Germinar, crescer, frutificar


Leitura: Marcos 4:26-29

Jesus “prosseguiu dizendo: O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. Noite e dia, quer ele durma quer se levante, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a colheita.” (Mc 4:26-29). O Senhor continua a ensinar por meio de parábolas e agora traz uma inédita. Esta aparece apenas no Evangelho de Marcos.

Lembre-se de que o Reino de Deus não é o céu, mas a esfera na terra onde o poder e influência de Deus são manifestados. Enquanto Jesus estava aqui dizia aos discípulos “o Reino de Deus está entre vocês” (Lc 17:21), pois contavam com o próprio Rei entre eles exercendo sua influência moral em suas vidas. Mas o Rei seria rejeitado e o Reino continuaria a existir na terra na ausência do Rei. Para a época presente nos é dito que “o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14:17), pois agora quem está na terra é o Espírito Santo, que habita no crente individualmente e na Igreja como um todo.

O “homem” que lança a semente sobre a terra é Jesus, mas uma vez feito isso ele sai de cena e todo o trabalho de crescimento e frutificação ocorre em sua ausência. Ele reaparecerá no final, mas então como aquele que vem com a foice para fazer a colheita. Este é o ensino aqui, quando o Reino de Deus assumiria a forma de um reino em que o Rei estaria ausente, mas que iria voltar para exercer seu juízo. A única influência que esse Rei exerce agora na terra é uma influência moral por meio do Espírito nos que são seus, mas ele pessoalmente não interfere nos negócios deste mundo.

Quando vista da perspectiva do evangelho, esse processo de germinar, crescer e frutificar ocorre “noite e dia, quer ele durma quer se levante, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como”. Assim é a maneira secreta como a Palavra de Deus está trabalhando em um mundo alheio a ela. A ação do Espírito de Deus nas pessoas que recebem a Palavra neste este mundo é, conforme exemplificou Jesus, como “o vento que sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai” (Jo 3:8). Por mais que se tente explicar em termos humanos a transformação que ocorre na vida de um salvo por Cristo, isso continuará um mistério para a mente natural. Enquanto falo, fico aqui pensando se essa transformação já aconteceu com você. Será?

(Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.

Nunca compartilharemos seu email com terceiros.

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Respondi

O que Respondi

Pela Graça