Uma Mensagem Urgente para quem tem pressa!

Pesquise termos como: Jesus Cristo, Salvação, Bíblia, Graça...

fonte

#771 Nem um jota, nem um til


Leitura: Marcos 8:1-9

Como já vimos, um evento que se repete nos evangelhos ou parece duplicado tem razão de ser. Quando o Senhor disse que “até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido” (Mt 5:18), ele falava das Escrituras do Antigo Testamento, pois o Novo ainda não existia. Porém permanece o princípio de que não existe coisa alguma na Bíblia que possa ser considerada supérflua.

Um evento é apresentado do ponto de vista histórico em uma passagem, e do ponto de vista moral em outra. Compare os livros de Reis e Crônicas. Eles podem parecer mera repetição, mas o leitor atento perceberá que os livros dos Reis mostram o aspecto histórico, e os livros de Crônicas o ponto de vista do Senhor.

Ao ler o relato de Juízes 4 você encontra um Baraque tímido e acovardado em assumir a missão colocada diante dele. Ele aparece agarrado, por assim dizer, à barra da saia de Débora. “Se você for comigo, irei; mas, se não for, não irei” (Jz 4:8), diz o medroso Baraque. Mas em Hebreus 11 temos o ponto de vista do céu. Apesar da fidelidade e trabalho de Débora, é Baraque quem é citado ali na lista dos que foram lembrados por sua fé.

Compare os eventos nos evangelhos com a menção deles nas epístolas. A ressurreição de Jesus foi tão importante que foi descrita nos quatro evangelhos tendo Maria Madalena e a outra Maria como principais testemunhas. Mas em 1 Coríntios 15:4-8 Paulo diz que Jesus “foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze... a mais de quinhentos irmãos... a Tiago... a todos os apóstolos... depois destes apareceu também a mim”. Teria Paulo se esquecido das mulheres? Não.

Ocorre que nos evangelhos temos o fato e nas epístolas a doutrina, e ali Paulo segue um princípio bíblico, adotado também pelo sistema legal, judaico e romano, de não reconhecer mulheres como testemunhas. Você se lembra do que os samaritanos disseram à mulher que lhes falou de Jesus? “Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.” (Jo 4:42). Então, considerando que Paulo escrevia para judeus e gentios, não há o que estranhar.  Além disso, um conhecimento mais apurado da Bíblia mostrará a você que esta é a ordem estabelecida por Deus na Criação, ainda que em Cristo não exista distinção de gêneros.

(Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.

Nunca compartilharemos seu email com terceiros.

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Respondi

O que Respondi

Pela Graça