"Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas,
para que a possa ler quem passa correndo". Habacuque 2:2

Pesquisar este blog

Carregando...

#726 Demonios religiosos


Leitura: Marcos 5:2-5

“Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito imundo veio dos sepulcros ao seu encontro. Esse homem vivia nos sepulcros, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes; pois muitas vezes lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os ferros de seus pés. Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo. Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas.” (Mc 5:2-5).

Que terrível imagem esta do homem em seu estado natural, “sem Cristo... sem esperança e sem Deus no mundo... morto em suas transgressões e pecados... [seguindo] a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência... satisfazendo as vontades da carne, seguindo os seus desejos e pensamentos... por natureza merecedores da ira.” (Ef 2:12, 1-3). Todavia nem eu, nem você, nos enxergamos tão maus assim, pois viemos ao mundo sem as lentes de Deus para termos uma visão clara das coisas.

Deus, porém, revela em sua Palavra o que realmente somos aos seus olhos. “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.” (Hb 4:12-13).

O homem possesso traz as características de todo ser humano, adquiridas com a queda. Morte — “veio dos sepulcros” —, rebelião —  “ninguém conseguia prendê-lo” — e falta de domínio próprio — “lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os ferros de seus pés”. Ao escrever que “ninguém era suficientemente forte para dominá-lo” obviamente Marcos se referia a seres humanos. Mas 2 Pedro 2:19 diz que “aquele que é vencido fica escravo do vencedor”, e foi esse o resultado de Eva ter sucumbido à mentira do diabo e Adão ter se aliado a ela. “Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora.” (1 Tm 2:14).

Mas existe ainda outra característica do homem pecador e controlado pelo diabo: ele é religioso! “Quando ele viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele” (Mc 5:6).

(Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Para baixar os vídeos:

http://www.mediafire.com/?50ddj2c90jjjs É permitido gravar, copiar e distribuir gratuitamente.